Clicheria 2M flexo

A Importância do Gerenciamento de Cores e Padronização na Flexografia

A Importância do Gerenciamento de Cores e Padronização na Flexografia
11 de Junho de 2014

O gerenciamento de cores é um sistema que compara o espaço de cor de criação da cor com o espaço de cor onde ela será utilizada e faz os ajustes necessários para representar a cor da forma mais uniforme possível entre dispositivos diferentes.

Na flexografia é essencial que a indústria plástica e a Clicheria estejam trabalhando com o mesmos parâmetros.

Nosso objetivo nesse artigo não é explicar como se faz um perfil de cor e sim mostrar quais os parâmetros necessários a seguir para que o impresso final seja excelente.

1 - Climatização das impressoras.

Quando a clicheria faz os testforms para tirar os parâmetros de cor da impressora, em um determinado dia e hora você irá rodar em uma temperatura local. Se o ambiente não for climatizado ja temos margem para que o perfil de cor não saia exatamento ao impresso. Muitas empresas aonde a temperatura varia muito entre manhã e tarde ja viram que dependendo da tinta usada você obterá dois resultados de cores diferentes devido a temperatura.

2 - Ensumos

Um dos principais motivos que o gerenciamento de cores / impresso final pode dar errado é devido aos ensumos usados ao imprimir o testform esta diferente do qual foi rodado o trabalho.

Para que os trabalhos saia corretamente você precisa sempre rodar os trabalhos no mesmo padrão rodado o testform.

* Manter a mesma tinta usada no testform

* Manter os mesmos anilox

* Manter a dupla face

* Manter a temperatura ambiente

3 - Parâmetros ao pé de máquina

Após finalizado o testform peça a clicheria o relatório para deixar ao pé de máquina e instruir os impressores a seguir os parâmetros feitos pela clicheria. Com isso dependente do turno todos terão os mesmo parâmetros a seguir.

4 - Defina fornecedores padrão.

Ao imprimir o testform tenha em mente que estes serão seus fornecedores padrão, caso você mude tinta, anilox, clichê ou qualquer outro ensumo seu perfil de cor ja não estará mais funcionando. Caso trocar o fornecedor, inicar o processo de impressão dos testforms novamente.

A foto abaixo mostra uma diferença entre a troca de tintas em uma impressão de testform. Dois resultados bem diferentes.

Seguindo esses tópicos acima muito dos problemas relacionados a cor estarão eliminados. A flexografia devida as inúmeras variáveis exige hoje que um bom trabalho sejam seguidos por bons profissionais e padrão entre as indústrias. No final o resultado será excelente e seu cliente satisfeito.

Autor: Murilo Mistura
Fonte:  Clicheria 2M
Compartilhe esta notícia
Confira outros Notícias

Siga-nos

Logo 2m Flexo

Endereço

Rua Benjamin Constant, 2657
Vila Nova - 89.035-100
Blumenau, SC

Unidades

Blumenau, SC (Matriz)
Valinhos, SP
Caxias do Sul, RS
Orleans, SC
Recife, PE
Marialva, PR
(47) 3035-6045
(11) 3515-7171
(54) 3223-3001
(48) 3466-1099
(81) 3093-6148
(44) 9854-8353
© 2018 2M Clicheria Ltda. Todos os direitos reservados.